TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Essa foi de amargar


JORNAL DO SINDICATO DISTRIBUIDO NAS FÁBRICAS NÃO DIZ NADA SOBRE ESCALA MALUCA NA AMBEV
Nesta quarta feira foi distribuído o jornal mensal do sindicato. O estranho foi que não soltaram uma linha sobre o assunto mais comentado na semana passada, que era a proposta maluca da AmBev em criar uma escala de trabalho 10x4, pela qual os trabalhadores se matariam em trabalhar 10 dias para folgar 4. Isso deixou os trabalhadores revoltadissimos. Aliás esta sacanagem se daria na linha de produção onde trabalham dois dos diretores do sindicato.
O que colocou muitas dúvidas foi o sumiço que estes diretores deram da fabrica nos dias em que esta sacanagem estava sendo discutida.
O pior é que precisou que nós da oposição fizéssemos a denúncia no Ministério Público do Trabalho para que esta sacanagem fosse suspensa pela empresa.
Porém, o que os trabalhadores esperavam, era que o sindicato, pelo menos, denunciasse no Bico Doce esta sacanagem. Só que no jornal, nem uma linha foi publicada sobre esta sacanagem, o que deixou muita gente brava na AmBev.
Outra coisa a se questionar é o banco de horas que corre solto. Agora esta de dividir a fábrica: propor redução de jornada apenas nas linhas de lata e de garrafas divide os trabalhadores. Tem que ter redução de jornada na fábrica toda e fazer luta de verdade para por fim ao banco de horas.

CHAPA UNICA DA DIRETORIA NA ELEIÇÃO DO SINDICATO PERDE PARA OS NÃO VOTANTES, BRANCOS E NULOS
Entre os 1211 associados, somando-se os 41 votos nulos, os 44 brancos e os 543 que não votaram, houve um total de 628 trabalhadores que não votaram na chapa da Unidos/CST. Isso equivale a 51,86% de trabalhadores.
Ou seja, 583 que votaram na Chapa Única, representam a minoria dos trabalhadores, o que significa que, mesmo sendo chapa única, a diretoria teve a reprovação dos trabalhadores e perdeu para eles mesmos.
Alguns fatos interessantes: na KAISER foram 36% de votos nulos e brancos e 61 trabalhadores não votaram (quase 50% dos trabalhadores não aprovaram a chapa da diretoria) e na Mars Brasil, MAIS DA METADE não votou.
Isso demonstra o desgaste da atual diretoria.

JOAQUIM BOCA
OPOSIÇÃO DA CSP/ CONLUTAS NA ALIMENTAÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO

Um comentário:

  1. A escala 10X4 é proibida? eu particularmente gosto, pois com 4 dias disponiveis da para viajar e aproveitar mais.

    ResponderExcluir

Minas sem mar, Minas em mim: Minas comigo. Minas

João Guimarães Rosa Não é segredo que João Guimarães Rosa nutria grande respeito e admiração por Minas Gerais. Mas, excedendo e levando isso...