TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Digital clock - DWR

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PCdoB faz 90 anos no mês de março - Dyneas Aguiar conta partes de uma vida dentro do partido



Dyneas, entrou no Partido Comunista do Brasil em 1950. Atuou no movimento estudantil secundarista chegando a presidir a União Nacional de Estudantes Secundários (UNES). Combateu as idéias reformistas após o 20º Congresso do PCUS e participou da reorganização do PC do Brasil, participando de seu Comitê Central em 1962. Fez o curso na China em 1966. Foi receptor de apoios internacionais aos comunistas brasileiros em Buenos Aires, nos anos 70. Foi Secretário de Organização do PCdoB (1978-1992) e Vice-Prefeito de Campos do Jordão, ao lado do inseparavvel amigo João Paulo Ismael (2001-2009).
Hoje, 60 anos depois, sua principal tarefa é contribuir com o resgate da história dos comunistas no Brasil. O seu mais recente trabalho é o roteiro de estudos temáticos sobre a história do PC do Brasil "O que se deve ler para conhecer o PC do Brasil", publicado na página do Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabóis [CDM].
Após uma vida toda dedicada ao comunismo e a reorganização do PCdoB (Partido
Comunista do Brasil), Dynéas Aguiar acaba de completar 80 anos, nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, e depois de fazer muita história, agora reside em Valinhos, no bairro Bom Retiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário